Trabalhos de História .

Sunday, October 29, 2006

O Tabaco - Fumadores

Tabagismo:

O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 milhao e 200 milhões de pessoas (entre os quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores.


Pesquisas feitas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.


Enquanto nos países em desenvolvimento os fumadores constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina.












Nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o habito de fumar.Dadoz retiradoz em 2004. Actualmente o numero de fumadores aumenta cada vez mais!


Os primeiros cigarros fumados têm consequências negativas para a saúde, bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro,estimulando os neurónios.



As complicações incluem: a ocorrência de vertigens, olhos a chorar, as mãos a tremer, os músculos tensos, enjoo, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão sanguínea.


Investigações comprovam que fumar, mesmo que seja só um cigarro, pode trazer graves consequências para a “saúde do seu coração”, podendo, inclusivamente, resultar numa diminuição da capacidade respiratória. Fumar, mesmo que seja apenas um cigarro, pode provocar uma mudança na função principal de bombeamento do coração.



Doenças associadas ao Uso do Cigarro:
O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro;


90% das mortes por cancro no pulmão;
97% do cancro da laringe;
25% das mortes por doença do coração;








O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes por cancro de pulmão. Os outros tipos de cancro relacionados com o uso do cigarro são: cancro de boca, laringe, faringe, esófago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.

O fumo está associado a um aumento de risco de uma diversidade de cancros. Dos quase 5 000 componentes do tabaco, mais de 50 demonstraram ser carcinogénicos. Estima-se que 30% de todos os cancros, em países desenvolvidos, estão relacionados com o tabaco:


•Cancro do pulmão.
•Cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe.
•Cancro do esófago.
•Cancro do pâncreas.
•Cancro da bexiga e rins.
•Cancro do colo do útero.

Doenças Cardiovasculares:(25% das mortes causadas pelo uso do cigarro provocam doenças coronarianas.)Cardiopatia isquémica.
•Doença vascular periférica (arteriosclerose).
•Doença cerebrovascular (AVC).

Outras doenças:•Doenças relacionadas com hormonas (menopausa precoce, osteoporose).
•Doenças respiratórias (bronquite crónica, enfisema e asma).
•Doenças gastrointestinais (doença de refluxo gastro-esofágico, úlcera péptica).

Durante a gravidez:
O tabagismo pode atrasar a concepção e durante a gravidez pode afectar de modo negativo o feto. Os recém-nascidos das mães fumadoras pesam menos que os das não fumadoras. O tabagismo materno durante a gravidez pode afectar a médio prazo o desenvolvimento físico e intelectual da criança.As mulheres gravidas deviam evitar fumar para nao prejudicar a formação do feto e as pessoas que a rodeiam.O tabaco provoca o aborto espontâneo nas grávidas…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home